17/03/2025

Palestras do Tecnoagro na Expodireto - Novas Oportunidades para o Agronegócio Gaúcho

A Expodireto foi palco de discussões cruciais para o futuro do agronegócio no Rio Grande do Sul, com o ciclo de palestras promovido pelo Tecnoagro no Auditório da Produção. Especialistas renomados compartilharam suas visões e projetos inovadores, delineando um novo cenário para a produção e logística na região.

Destaques das Palestras:

Implantação da Usina de Etanol e Bioprodutos (Be8):

Fábio Benin apresentou o projeto, que promete revolucionar a produção de cereais de inverno, abrindo novas perspectivas para os produtores locais.
1500 toneladas de cereais por dia demandadas na usina. No ano, 2/3 serão ocupados pela cultura do trigo, que será destinado também para extração do glúten vital. Se usarmos trigo como referência, isso representa um aumento em aproximadamente 15% da área de produção de trigo no estado.

Usinas de Amônia Verde (BEGREEN):
Luiz Paulo Hauth discorreu sobre o impacto transformador das usinas de amônia verde no agronegócio da região norte do Rio Grande do Sul, destacando os benefícios ambientais e econômicos. Como exemplo, a produção de fertilizantes descarbonizados, grãos e sementes descarbonizados, proteína descarbonizada ou de baixo carbono certificada, etc.

Reestruturação Logística (Sol & Vento Energias Limpas S/A):
Marcos Alexandre da Silva apresentou o projeto de reestruturação logística, que visa criar novas oportunidades para o agronegócio gaúcho, otimizando o transporte e a distribuição de produtos.

Mesa-redonda com o Economista Antônio da Luz (FARSUL):
O economista Antônio da Luz, da FARSUL, participou de uma mesa-redonda, onde foram debatidos os desafios e as perspectivas do agronegócio gaúcho.

Impacto e Perspectivas:

Os projetos apresentados, demonstram o compromisso do Tecnoagro e seus associados com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região, impulsionando a produção, a logística e a geração de energia limpa.