11/03/2023

Tencnoagro na Expodireto Cotrijal

 

O TECNOAGRO, durante a Expodireto Cotrijal na casa da UPF, promoveu a apresentação e debate das novas tecnologias empregadas em diferentes áreas do agronegócio.

Na segunda feira no painel sobre Oportunidades no cultivo de batatas, foram apresentados pelos painelistas (Marilei Suzin/UPF, Cristiano Martini, Cleonir Martini/CSM Cereais e Dr. Antônio Bartoletto – pesquisador da Embrapa – Canoinhas/SC) como se produz plântulas de batata de qualidade e o potencial das novas variedades de batata desenvolvida pela EMBRAPA.

Encaminhamentos:

  • difundir aos produtores os novos cultivares de batata.
  • atrair para a região uma empresa de beneficiamento para dar mais liquidez a produção de batatas.

Na terça feira pela manhã, no painel sobre Energias Renováveis, os palestrantes Luiz Paulo Hauth (Phama Energias Renováveis), Fábio Benin (BSBIOS) apresentaram as novas oportunidades que os produtores terão na produção de amônia verde e etanol de cultivares de inverno, respectivamente. Também foi apresentado pelo Prof. Fernando Pilotto (UPF), os resultados obtidos na desativação do Deoxinivalenol utilizando gás amônia em grãos de trigo.

Encaminhamentos:

  • profissionalização de mão de obra para trabalhar nas fábricas de amônia verde e etanol que serão instaladas na região norte do estado do RS.
  • na produção de etanol verificar se a amônia é eficiente na desativação de DON no DDGS de trigo.

Também na terça feira de manhã, no painel Benefícios das abelhas sem ferrão na agricultura, os painelistas Paulo Licks, Leandro Bianchi e Ivegdonei Sampaio da FEMCORS, apresentaram as diferentes espécies de abelhas sem ferrão e os benefícios que elas podem trazer na polinização das diferentes espécies de plantas cultivadas pelo homem.

Encaminhamentos:

  • promover a conscientização dos produtores e alunos das escolas sobre a importância da preservação destas abelhas para obtenção do aumento na produtividade agrícola.

Na terça feira a tarde no painel sobre Defesa Sanitária Avícola, tivemos a participação da Profª Laura Beatriz Rodrigues, falando sobre salmoneloses, Prof. Fernando Pilotto, ,Projeto Controle do Tifo Aviário em Galinhas Caipiras no Município de Passo Fundo e José Eduardo dos Santos (Presidente da ASGAV) que finalizou o painel abordando os desafios no controle da Influenza Aviária.

Encaminhamentos:

  • implantar em todos os municípios da região o controle do Tifo Aviário em aves caipiras.
  • elaborar um programa sanitário para aves caipiras para o enfrentamento da Influenza Aviária.
  • para a expodireto de 2024 verificar junto aos organizadores da feira um espaço para a avicultura já que essa é uma atividade, tem o segundo maior valor bruto de produção no RS, ficando apenas atrás do soja.

Na quarta feira pela manhã tivemos no painel sobre Incentivos para a Inovação, Dr. Maurício de Oliveira (Diretor do InovAgro) e Dr. Edinalvo Camargo (UFPel), apresentaram as oportunidades que a EMBRAPII Agronegócio UFPel oferece para as startups e empresas desenvolverem seus projetos.

Encaminhamentos:

  • fazer parceria entre a Embrapii Agronegócio e Tecnoagro visando buscar incentivos para o desenvolvimento dos projetos propostos pelos associados do Tecnoagro.

Na quinta feira pela manhã tivemos o Painel dos Cultivares de Inverno. Dr. Marcelo Klein (Pesquisador da Embrapa Trigo) e Darlan Dalla Rosa (BIOTRIGO), abordaram o assunto oportunidades que os cultivares de inverno oferecem para o produtores melhorarem a renda na sua propriedade.

Encaminhamentos:

  • devido a constante troca de cultivares, em função a presença de doenças que persistem no solo de um ano para outro que afetam a produção do trigo, ficou combinado que será feito na fazenda Céu Azul um estudo utilizando biológicos visando amenizar esse problema.

Ainda na quinta feira pela manhã no painel sobre Sistema Plantio Direto e Irrigação, foi apresentado pelo Dr. José Denardin e o produtor e Diretor Presidente da Fertisystem (Sr. Evandro Martins) as práticas que devem ser adotadas para aumentar a retenção de água no solo. Na sequência o Sr. Busatto da Netafim e o produtor Jonas Martin apresentaram os benefícios do Sistema de Irrigação Subterrânea Israelense na produção de milho e de soja.

Encaminhamentos:

  • Difundir a tecnologia do Sistema Plantio Direto para os produtores através de dias de campo em granjas modelo.
  • Fazer dias de campo nas granjas que já tem o sistema implantado para demonstrar para os produtores que desejam implantar na sua propriedade.

Na quinta feira a tarde o Sr. Rodrigo Machado (Coprel) no painel Conectividade no Campo apresentou as diferentes tecnologias disponíveis para conectar as propriedades rurais.

Encaminhamentos:

  • Levar o sinal de internet (fibra ótica) a todas as propriedades rurais pois é a partir dela que será possível implantar as outras tecnologias para que os produtores consigam fazer avaliação do desempenho de seus negócios em tempo real.

Ainda na quinta feira a tarde, no painel sobre Bioinsumos, o Dr Anderson Ferreira (Pesquisador Embrapa Trigo), Sr. Eduardo Fedrich, Sr. Edson Trentin e Sr. Ricardo Benvenuti, apresentaram as vantagens que o uso de bioinsumos tem na produção de cereais de inverno, milho e soja e a redução de custos quando produzidos on farm.

Encaminhamentos:

  • Fazer dias de campo para difundir a tecnologia para os produtores, pois além desta tecnologia melhorar o meio ambiente,  reduz em até 70% o custo em relação ao uso de defensivos químicos.

Na sexta de manhã no painel sobre Uso de drones na pulverização agrícola, o Sr. Lucas Rohr (Razera Agrícola) e o produtor Fernando Pinno, apresentaram as vantagens do uso do drone na pulverização agrícola.

Encaminhamentos:

  • Fazer demonstração para os produtores rurais em dias de campo promovidos pelo TECNOAGRO.

Na sexta feira a tarde foi encerrado a programação da semana com o painel Novas tecnologias na Piscicultura. Os palestrantes Gabriela Matei (Fazenda Santa Fé) e o Sr. João Alfredo de Oliveira Sampaio apresentaram as novas tecnologias na criação de peixes em tanques escavados cobertos que oportunizam fazer até 03 safras de tilápias por ano. Também o Secretário da Agricultura de Coxilha Sr. Vagner Negri convidou a todos para participar do 6º Dia Estadual do Peixe que irá ser realizado no dia 05 de maio de 2023 no município de Coxilha – RS.

Encaminhamentos:

  • Fazer dias de campo na Fazenda Matei para demonstrar aos produtores as novas tecnologias na produção de peixes.

Os diferentes temas abordados durante os 05 dias de feira permitiram, além de difundir as novas tecnologias para os produtores e participantes, também foi ouvido dos participantes as principais demandas dos setores. O TECNOAGRO dará encaminhamento a todas as propostas, visando otimizar a produção com redução de custos e preservando o meio ambiente.