Área de Atuação

Controle sanitário do tifo aviário em galinhas caipiras

Controle de Tifo Aviário

A ocorrência de Tifo Aviário em granjas de matrizes de frangos de corte é frequente no RS, apesar da implementação de medidas de biosseguridade serem cada vez mais rígidas nas granjas de reprodução avícola.

O Tifo Aviário é uma doença endêmica no estado, assim, geralmente quando ocorrem focos em propriedades com galinhas caipiras localizadas próximo aos matrizeiros, o agente, principalmente, através de insetos e roedores, é carreado para dentro das granjas, contaminando os lotes de aves. Lotes de matrizes de frangos de corte contaminados por Salmonella Gallinarum obrigatoriamente, conforme legislação vigente, devem ser abatidos independente da idade.

Quando isso ocorre os prejuízos para as agroindústrias e produtores são imensos, gerando na maioria das vezes graves problemas financeiros. O projeto Controle do Tifo Aviário em Galinhas Caipiras visa, num raio de 03 km em torno das granjas de matrizes, fazer a vacinação das galinhas caipiras duas vezes ao ano com a cepa SG 9R que é permitido por lei.

Essa prática cria um cinturão sanitário o que dificulta a transmissão da Salmonella Gallinarum por insetos e roedores para dentro das granjas e também protege as galinhas caipiras, evitando mortalidades e gerando um alimento saudável para as famílias consumirem.

 

Interface gráfica do usuário, Logotipo, nome da empresaDescrição gerada automaticamente

 

Manual de controle de Tifo Aviário