Área de Atuação
Irriga RS
Projeto de Implantação de Irrigação
Na safra 2021/2022 o RS teve um prejuízo de aproximadamente 37 bilhões de reais devido à estiagem. Nesta safra de verão 2022/2023 o cenário se repete em grande parte do estado.
Os principais problemas enfrentados pelos produtores de grãos na implantação de irrigação na sua propriedade são:
- Dificuldades para fazer o represamento de água nas suas propriedades porque as legislações ambientais dificultam a construção de açudes onde é possível represar a água das chuvas porque nestes locais estão estabelecidas áreas de preservação permanente.
- Falta de orientação técnica para os produtores sobre a construção das barragens para que não ocorra rompimento e dimensionamento dos açudes conforme a área a ser irrigada na propriedade.
- Falta de orientação técnica aos produtores de qual o equipamento de irrigação a ser utilizado na sua propriedade apresentará o melhor custo-benefício.
O Tecnoagro, através do projeto Irriga RS visa contribuir com as entidades propondo mudanças nas legislações que permitam a construção de açudes em APP, mediante a realização de reflorestamento em torno das áreas represadas para abrigar a fauna.
Também, orientar os produtores em relação à construção das barragens e aquisição de equipamentos de irrigação com melhor custo-benefício conforme o tamanho de sua propriedade.