Área de Atuação
Produção de Biológicos On Farm
Produção de bioinsumos na fazenda
A produção de bioinsumos na fazenda reduz, dependendo das condições climáticas e da forma como são produzidos e aplicados, em até 70% dos custos quando comparado ao uso de defensivos químicos.
O Decreto 6.913/2009, ao regulamentar a Lei 7.802/89, estabeleceu uma regra de exceção, não prevista em lei, que garante isenção de registro para produtos fitossanitários com utilização aprovada para a agricultura orgânica produzidos exclusivamente para uso próprio.
Contudo, muitas perguntas ainda precisam ser respondidas para que essa nova tecnologia possa substituir os defensivos químicos que, até então, vêm sendo utilizados na produção dos alimentos.
Um dos desafios a ser enfrentado para que essa tecnologia possa ser empregada pelos produtores é o entendimento de que para os biológicos apresentarem efeito desejável nas suas fazendas, é preciso manejar as culturas e o solo com práticas diferentes daquelas utilizadas para a produção de alimentos com defensivos químicos.
Assim, o projeto Produção de Biológicos on farm visa, através do aprimoramento do sistema plantio direto, da implantação de um laboratório agrícola e de um campo experimental com uma fábrica de biológicos on farm, desenvolver, validar e transferir para os produtores as tecnologias que precisam incrementar nas suas fazendas para que tenham êxito na substituição dos defensivos químicos pelos biológicos.