Área de Atuação
Uso de drones na pulverização agrícola
Drones na aplicação de defensivos
O uso de drones na aplicação de defensivos apresenta uma série de vantagens, principalmente para pequenas e médias propriedades, sobre o sistema convencional de aplicação por pulverizadores motorizados quando bem operacionalizado.
Essa tecnologia permite aplicação dos defensivos agrícolas sem amassamento das plantas, reduz mão de obra, não emite produção de CO2, reduz o contato do operador com os defensivos, permite aplicar o produto nas lavouras quando o solo está úmido, melhorando a eficiência de alguns produtos biológicos, permite a aplicação em áreas com forte declive e diminuiu o valor de investimento e custo operacional quando comparado ao sistema convencional de pulverização.
Contudo, o grande desafio desta tecnologia é o produtor aprender a operar o drone, pois pequenas falhas na sua operação podem gerar quedas ou colisões destruindo o equipamento.
Além disso, em função dos defensivos serem utilizados mais concentrados devido à baixa capacidade de transporte de calda, é preciso utilizar equipamentos apropriados de diluição para que os produtos a serem utilizados fiquem bem diluídos, evitando o entupimento dos bicos pulverizadores e gerem problemas de fitotoxicidade.
Também para evitar fitotoxicidade nas culturas e uma boa aplicação uniforme na lavoura é recomendado aplicar os produtos quando não tem vento e nos horários com baixa radiação solar.
Outro ponto importante a considerar é utilizar bicos pulverizadores específicos no drone e adjuvantes antideriva quando for aplicar os defensivos em áreas vizinhas, pois o turbilhonamento do ar gerado pelas hélices do equipamento pode ocasionar problemas de deriva.
O projeto visa realizar treinamentos teóricos e práticos para os produtores a fim de evitar acidentes e problemas na aplicação dos defensivos.